Nathália Vitorio e Diego Pereira
AHHH!!! Estou com piolhos!!!! E agora???
O que é um piolho?
O piolho é um inseto de cor castanha, sugador de sangue, parasita dos seres humanos. Não voa, pois não possui asas.
Seu ovo é conhecido como lêndea e mede cerca de 1mm.
Geralmente, piolhos não trazem consequências graves para a saúde, somente uma forte coceira e constrangimento. Porém, podem transmitir doenças como a febre tifóide, febre das trincheiras e febre recorrente.
Existem três espécies de piolhos que parasitam os seres humanos: Piolho-da-cabeça (Pediculus humanus capitis); Piolho-de-corpo (Pediculus humanus corporis) e o Chato ou Piolho-pubiano (Phthirus pubis).
Como são os piolhos?
O piolho-de-cabeça é encontrado agarrado aos fios de cabelos e atacam o couro cabeludo. Um adulto mede aproximadamente 3 mm. Deposita seus ovos nos fios do cabelo, sendo a espécie mais comum, principalmente em crianças. Prefere pessoas que tenham bons hábitos de higiene e que mantêm os cabelos limpos.
O piolho-de-corpo como o nome diz, infesta o corpo. Um adulto mede aproximadamente 4 mm, seu corpo é semelhante ao piolho-de-cabeça. Vive agarrado à roupa, onde deposita seus ovos. É mais comum nos países frios. É mais frequente nos casos em que os hábitos de higiene são precários, assim como o chato.
O chato ou piolho-pubioano vive agarrado aos pêlos da região genital, atingindo, portanto pessoas a partir da puberdade. Podem ainda viver em pêlos da parte inferior do abdome, axilas, coxas e nádegas. Nunca deposita seus ovos nas roupas, e sim nos pêlos. Diferem das outras espécies pelo tamanho (1,3 mm) e pela forma mais larga do corpo.
Ciclo de vida
O ovo (lêndea) fica encubado de 6 a 9 dias, quando eclode (abertura do ovo) o piolho ainda está imaturo, sendo chamado de ninfa de primeiro estágio (fase). Essa ninfa troca de pele, cresce um pouco e faz a muda para segundo estágio. Mais 3 a 5 dias, e muda para o terceiro estágio com praticamente o mesmo tamanho de um adulto. Sempre se alimentando várias vezes por dia. Finalmente muda, depois de mais 3 a 5 dias e transforma-se em adulto: macho ou fêmea. Sexualmente maduro, o adulto vai procurar o sexo oposto para se reproduzir. Um piolho pode viver de 45 a 54 dias.
Como se pega piolho?
O piolho passa de uma pessoa para a outra pelo contato no compartilhamento de artigos pessoais, como: bonés, capacetes, escovas, fone de ouvido, fitas do cabelo e roupa intima. A partilha de camas, almofadas e roupas de banho também permite a transmissão. O piolho pode cair para mobiliário de casa, cadeiras de cinema, etc. A relação sexual também transmite piolho, principalmente os chatos e os de corpo. Enfim, qualquer pessoa que entre em contato direto com piolhos pode ficar infestada. Essa infestação por piolhos é conhecida como pediculose.
Sintomas da pediculose:
Coceira intensa; Irritação; Feridas causadas pelo ato de coçar;
Marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto;
Aparecimento de ínguas (inflamação) e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação;
Vermelhidão na parte do corpo onde se encontram os piolhos e as lêndeas;
Os sintomas costumam aparecer no mesmo dia ou no dia seguinte ao contágio. Geralmente a coceira começa assim que o parasita pica para se alimentar.
Qual é o tratamento?
O controle mecânico é a melhor forma. A “catação” manual de piolhos e lêndeas deve ser realizada com os cabelos úmidos e com condicionador (facilita a retirada) diariamente, utilizando-se um pente fino (uma lupa ajuda).
Se o piolho for o do corpo, ferva todas as roupas e a roupa de cama. Além disso, recomenda-se ainda o corte dos pelos corporais, o mesmo serve para o chato.
Existem xampus e loções piolhicidas, mas devem ser indicadas pelo médico para que ele receite de acordo com a faixa etária e para a espécie de piolho. Durante o tratamento deve-se seguir rigorosamente a recomendação do fabricante. E é importante lembrar que não existe nada milagroso, vai depender sempre da paciência e dedicação. Pois o tratamento adequado deve se estender até o desaparecimento total dos piolhos e lêndeas viáveis.
COMO EVITAR????
- Chato: cuidado com locais de uso público, não usar roupas e toalhas de outras pessoas e evitar manter relações sexuais com muitos parceiros. Assim que os sintomas iniciarem, a pessoa deve procurar um médico e evitar relações sexuais a fim de prevenir a transmissão para o parceiro.
- Piolho-de-cabeça: evite usar de forma coletiva, como: travesseiros, lençóis, pentes, bonés, lenços de cabeça, presilhas, capacetes etc. Se estiver exposto, solicite que alguém inspecione sua cabeça toda semana à procura de piolhos e lêndeas. Passe o pente fino para retirar as lêndeas, as ninfas e os piolhos.
- Piolho-de-corpo, melhore seus hábitos de higiene, tome banhos todos os dias, lave as roupas e passe com ferro quente. Não compartilhe suas roupas. Não misture roupas limpas com roupas sujas e não guarde por muito tempo sem lavar e passar.
Nunca oculte uma infestação: A informação na escola sobre uma ou algumas crianças infestadas deve ser imediatamente passada aos pais e a todas as pessoas que tenham contado direto com elas (professores, babás etc). Assim, o problema é combatido enquanto ainda está limitado a algumas pessoas e não se espalhou.
Oriente as pessoas a se queixarem quando estiverem sentido coceiras ou quaisquer incômodos.
Bibliografia:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pediculose-pubianahttp://www.piolho.org.br/artigos/apostila.pdfhttp://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/piolho.htmhttp://cienciahoje.uol.com.br/materia/view/2011htt
p://www.ento.csiro.au/aicn/system/c_4073.htm
http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=pediculus&lang=3
http://www.stanford.edu/class/hembio103/ParaSites2005/Pediculosis/Stacy%20-%20Pediculosis_files/pediculosis_1_020403.jpg
Co-Autoria: Nathália Vitorio e Diego Mendes Pereira