Diego Pereira e Nathália Vitorio
Material:
- uma garrafa (ou pote, ou copo) de vidro;
- uma vela;
- fósforo;
- um prato fundo;
- água;
- corante alimentício (para colorir a água)
- moeda;
Metodologia (modo de fazer):
Resultados (esperados):
A vela irá continuar acessa durante alguns segundos e logo se apagará. Então, você verá que o nível de água dentro da garrafa vai subir. Quando ela terminar, você poderá pegar a moeda sem encostar a mão na água.
Conclusões (explicando o que aconteceu):
O ar é uma mistura de muitos gases, principalmente de gás nitrogênio e oxigênio. O fogo precisa do oxigênio para ocorrer. Na combustão, o oxigênio se combina com o combustível formando outros dois compostos: água e um gás conhecido como gás carbônico. Já o nitrogênio continua lá, como se nada tivesse acontecido.
Uma parte do oxigênio foi parar na água que foi criada com a combustão. Portanto, o novo gás, o gás carbônico, só ocupa uma parte do que era ocupado pelo ar. Com isso, a pressão dentro do copo diminui e entra mais água nele (empurrada pela pressão da atmosfera). Criando uma "força" chamada de vácuo. Se todo o ar fosse composto de oxigênio, entraria muita água no copo. Mas como a atmosfera só tem um quinto de oxigênio (ou seja, quatro partes em cinco são de gás carbônico), apenas pouca água entra no copo.